Já se cadastrou?

SAIR

 
 
FaceBookTwitterGoogle+

Quartier Latin: bairro Latino

Quartier Latin (Bairro Latino) - um lugar charmoso em uma cidade especial

quartier-latinO Quartier Latin (Bairro Latino) fica no 5º arrondissement e em parte do 6º bairro de Paris, França, na margem esquerda (sul) do Rio Sena, em torno da Universidade de Sorbonne. Famoso pelo ambiente alegre, cheio de bistrôs, jovens estudantes e por ter reunido muitos artistas e escritores em sua história.

O nome deriva da língua latina, que foi muito falada na Idade Média. Atualmente ainda abriga vários estabelecimentos de ensino superior, como a École Normale Supérieure, a École des Mines de Paris, entre outros. 

Origem do Quartier Latin 

A história do Quartier Latin de Paris começou na época da colonização romana. Os romanos construíram um teatro, anfiteatro, fórum e estradas da região. Entre estas construções também havia locais para banhos termais. Em um desses dentro do Quartier Latin funciona hoje o Museu de Cluny, que enfoca na história da Idade Média. O acervo do museu conta com manuscritos, tapeçarias elegantes, obras de arte e objetos utilizados na vida cotidiana daquele  momento na história. O museu está aberto diariamente, exceto na terça-feira.

Lugares imperdíveis do Quartier Latin

Alguns dos lugares mais tradicionais do mundo estão localizados no Quartier Latin de Paris como a Sorbonne, uma escola para os alunos carentes fundada em 1253 por Robert de Sorbon. Desde aquele tempo até hoje, a escola conhecida como La Sorbonne manteve-se na vanguarda na educação.

Pantheon ParisO Panteão de Paris ergue-se imponente oferecendo uma das melhores vistas de Paris. foto: Lexe-I

Outro mítico local é o Panteão, imponente edifício neo-clássico inspirado no Panteão de Roma.  O Pantheon, que sustenta um enorme pórtico de colunas coríntias, foi originalmente desenhado como uma igreja, e hoje é o lugar de descanso para as pessoas notáveis: como Voltaire, Victor Hugo, Rene Descartes e Marie Curie. Localizado no topo do Monte Saint-Geneviève, no Quartier Latin, o Panteão tem uma das melhores vistas de Paris.

Também no 5º distrito, a igreja do século 16 Saint-Sulpice, que aparece no filme "O Código Da Vinci", contém várias peças de arte de Eugene Delacroix (pintor mais importante do romantismo francês). Peças adicionais de pinturas e objetos do artista estão em exposição no Museu Nacional de Eugene Delacroix aberto diariamente, exceto terça-feira.

Uma dica é desfrutar do Quartier Latin à noite com os seus restaurantes, casas noturnas, bares e entretenimento musical. Vale fazer uma reserva em um dos restaurantes do Quartier para um jantar fino. Você tem opções de escolhas maravilhosas como L' Atelier Maitre Albert, La Truffier e Mon Vieil Ami. 

Outra dica é aproveitar o River Cruise Batobus para passear ao longo das vias. Com oito paradas ao longo do caminho, incluindo a Torre Eiffel, o Museu D' Orsay, St Germain des Pres, Notre Dame, entre outros. Barcos partem aproximadamente a cada 15 minutos.